OPERAÇÔES FUNDAMENTAIS

Existem quatro maneiras de resolver as contas que diariamente aparecem na nossa
frente: usando a calculadora, estimando o resultado com base em referências e em experiências
anteriores, fazendo o cálculo escrito ou usando o cálculo mental. Na escola, é importante
desenvolver, paralelamente, o cálculo escrito e o cálculo mental. A idéia é que a criança tenha
cada vez mais recursos para chegar ao resultado das operações com segurança e
compreendendo a resolução.
         Dentre as estratégias de cálculo, os algoritmos das quatro operações ocupam
lugar de destaque. Explorando as vantagens do Sistema de Numeração Decimal, eles
foram idealizados para permitir a realização de cálculos com exatidão e com razoável
velocidade.
A habilidade de utilizar o algoritmo corretamente não se adquire de uma só vez, pois
requer tempo e prática. Por isso, os algoritmos só devem ser apresentados às crianças quando
elas já dominarem, com certa segurança, o conceito da operação, os fatos básicos e o sistema
de numeração.
A nomenclatura associada aos algoritmos pode ser apresentada aos alunos,
lembrando que não há sentido em pedir que memorizem esses termos. De um modo geral, o
uso correto da linguagem matemática não deve ser o foco principal. Os alunos precisam
compreender que os termos dessa linguagem nos ajudam a conversar, comunicar e defender
nossos pensamentos e nossa forma de resolver problemas e cálculos. No entanto, o professor
deve utilizar a linguagem matemática corretamente. Deve, ainda, estimular o debate e o
registro, pois essas atitudes farão com que os alunos assimilem, aos poucos, o vocabulário que
for relevante a cada momento de sua aprendizagem.
     Trabalhando com o material concreto podemos propor diversas situações que ajudam o
aluno a perceber a seqüência de ações que compõe o algoritmo. A representação, no caderno,
dos passos realizados com material concreto também é importante para que o aluno
compreenda a relação entre estes passos e o registro formal do algoritmo.
    Gérard Vergnaud, psicólogo francês, em 1977 elaborou a teoria dos campos conceituais.
Em Matemática, esta teoria engloba as noções de campo aditivo e campo multiplicativo.
Trabalhar nessa linha é oferecer oportunidades de estabelecer mais relações matemáticas com
as mesmas operações que são trabalhadas no ensino tradicional, ou seja, desenvolver a
compreensão dos conceitos.  Podemos usar a teoria do campo conceitual para melhor organizar
as práticas em sala de aula, apresentando problemas que explorem os diferentes significados
das operações no campo aditivo e no campo multiplicativo.
Campo Aditivo
IDÉIA
EXEMPLO
VARIAÇÕES
Acrescentar
Marina tinha 20 figurinhas e ganhou 15 num jogo. Quantas figurinhas ela tem agora?
Marina tinha algumas figurinhas, ganhou 15 num jogo e ficou com 35. Quantas figurinhas ela tinha?

Marina tinha 20 figurinhas. Ganhou algumas e ficou com 35. Quantas figurinhas ela ganhou?
Tirar
Pedro tinha 37 bolinhas, mas perdeu 12. Quantas bolinhas ele tem agora?
Pedro tinha várias bolinhas, perdeu 12 e agora tem 25. Quantas bolinhas ele tinha antes?


Na semana passada, Pedro tinha 37 bolinhas.
Hoje tem 25. O que aconteceu no decorrer da semana?
Juntar
Numa classe, há 15 meninos e
13 meninas. Quantas crianças
há ao todo?
- Em uma classe de 28 alunos, há alguns
meninos e 13 meninas. Quantos são os meninos?

- Em uma classe de 28 alunos, 15 são meninos.
Quantas são as meninas
Comparar
Paulo tem 13 carrinhos e Carlos
tem 7 a mais que ele. Quantos
carrinhos tem Carlos?

- Paulo tem 13 carrinhos, e Carlos, 20. Quantos carrinhos a mais Paulo precisa para ter o mesmo que Carlos?

- Carlos tem 20 carrinhos. Paulo tem 7 a menos que ele. Quantos carrinhos tem Paulo?
Acrescentar/
Acrescentar

Tirar/tirar

Acrescentar/
Tirar
No início do jogo, Flávia tinha
42 pontos. Ela ganhou 10
pontos e, em seguida, mais 25.
O que aconteceu com os seus
pontos no fim?
- No início do jogo, Flávia tinha 42 pontos. Ela perdeu 10 pontos e, em seguida, perdeu mais 25. O que aconteceu com os seus pontos no fim?
- No início do jogo, Flávia tinha 42 pontos. Ela ganhou 10 pontos e, em seguida, perdeu 25. O que aconteceu com os seus pontos no fim?

CAMPO MULTIPLICATIVO
IDÉIAS
EXEMPLO
VARIAÇÕES
Proporciona-
lidade
Na festa de aniversário de Carolina, cada
criança levou 2 refrigerantes. Ao todo,8
crianças compareceram a festa. Quantos
refrigerantes havia?

Marta tem 4 selos. João tem 3 vezes mais
do que ela. Quantos selos tem João?

8 crianças levaram 16 refrigerantes ao
aniversário de Carolina. Se todas as
crianças levaram a mesma quantidade de
bebida, quantas garrafas levou cada uma?
- Numa festa foram levados 16 refrigerantes pelas crianças e cada uma delas levou 2 garrafas. Quantas crianças havia?
- 4 crianças levaram 8 refrigerantes à festa.
Supondo que todas levaram o mesmo
número de garrafas, quantos refrigerantes
haveria se 8 crianças fossem à festa?

- João tem 12 selos e Marta tem a terça
parte da quantidade do amigo. Quantos
selos tem Marta?

Organização
Retangular
Um salão tem 5 fileiras com 4 cadeiras em cada uma. Quantas cadeiras há nesse
salão?
- Um salão tem 20 cadeiras, com 4 delas em cada fileira. Quantas fileiras há no total?
- Um salão tem 20 cadeiras, distribuídas em colunas e fileiras. Como elas podem ser organizadas?


- Um salão tem 20 cadeiras, com 4 delas em cada fileira. Quantas fileiras há no total?
- Um salão tem 20 cadeiras, distribuídas em colunas e fileiras. Como elas podem ser organizadas?
Combinatória
Uma menina tem 2 saias e 3 blusas de
cores diferentes. De quantas maneiras ela pode se arrumar combinando as saias e as blusas?
- Uma menina pode combinar suas saias e
blusas de 6 maneiras diferentes. Sabendo
que ela tem apenas 2 saias , quantas blusas ela tem?

- Uma menina pode combinar suas saias e blusas de 6 maneiras diferentes. Sabendo que ela tem apenas 3 blusas, quantas saias ela tem?

Trabalhando nessa perspectiva podemos desenvolver a compreensão dos conceitos das
operações e dar condições às turmas para que joguem com as estruturas aditivas e
multiplicativas, ampliando a visão sobre a Matemática e avançando de forma autônoma na
resolução de problemas.
Texto pesquisado e elaborado pelas assessoras pedagógicas: Adriana Zini, Marinês F.da Silva e Teresinha
M. Salvador/SMED-2008.
Bibliografia
Revista Nova Escola – Matemática – Edição Especial- Julho de 2007.
Pró-Letramento: Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental:
matemática.- ed. ver. e ampl. incluindo SAEB/Prova Brasil matriz de referência/ Secretaria da Educação Básica –
Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2007.


SUGESTÕES DE ATIVIDADES
1 – JOGO DO SORVETE
Imagine a seguinte situação:
Você vai até uma sorveteria para tomar um sorvete de casquinha. A sorveteria
oferece 4 sabores de sorvete (creme, chocolate,abacaxi e morango) e 3 tipos de
cobertura (chocolate, cereja e caramelo). Que possibilidades de combinação de sabor e
cobertura você pode fazer para a escolha do sorvete de uma bola?
Utilize o material para fazer as combinações possíveis. Depois disso, organize as
peças no cartaz conferindo as possibilidades.
( Jogo adaptado com  base na atividade da pág. 172 do livro: Matemática pode contar comigo: novo, vol 1
 José Roberto Bonjorno e Regina Azenha Bonjorno SP Editora FTD, 2001)

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